Twitter na Docência

27 de janeiro de 2012

Tom Barret, um dos mais importantes autoridades no assunto de tecnologias em sala de aula, ressalta algumas características interessantes para o uso do Twitter em sala de aula para o professor e educador em geral.

1. Compartilhe e “continue” twitando o conteúdo de sala de aula

Inicie um assunto sobre o conteúdo da aula. Oriente posteriormente seus alunos a continuarem o de onde você parou. Use uma hashtag em comum (#estudando, por exemplo) e acompanhe o histórico pelo http://search.twitter.com/. Você também pode unir o o conteúdo completo usando o site http://www.storify.com.

2. Resumo do conteúdo em apenas 140 caracteres
Em vez de requisitar grandes resumos ou artigos, peça para os alunos resumirem os principais tópicos da aula em tuites; é uma dica que testa a memória assim como o poder de síntese!

3. Participação efetiva ao vivo
Em vez de fazer uma pergunta ao vivo e ver somente uma ou duas mãos levantarem, use o site http://twtpoll.com/ para motivar mesmo os alunos mais tímidos a darem suas opiniões.

4. Tuites históricos
Peça para os alunos criarem contas de Twitter para figuras históricas, como Bill Gates e Steve Jobs, e elaborar replys e RTs entre pessoas e profissionais importantes da área em questão.

5. O que os outros estão comentando?
Peça para a turma monitorar o que se está falando sobre o assunto no Twitter. Os sites http://www.twitterfall.com/ http://search.twitter.com/ são boas ferramentas para esse tipo de atividade. Elabore discussões a respeito das opiniões captadas na mídia social.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*