As pessoas aprendem de maneiras diferentes e em situações diferentes. Por isso, é necessário agrupar as ferramentas da atualidade de acordo com os estilos de aprendizagem. As suas dimensões e níveis de avaliação de aprendizagem são diversos. De acordo com Kannar (2005) classificou-se os estilos de aprendizado em 3 categorias: auditivo, visual e cinestésico. Vejamos aqui os que aprendem visualmente.

I – APRENDIZADO VISUAL

Pessoas visuais aprendem através daquilo que observam. Quando as informações são apresentadas em formas de imagens, diagramas, folhetos, videos eles aprendem melhor. O aprendizado visual pode ser analisado e dividido nas seguintes partes:

  • aprendizado visual baseado em cartografia visual/mapas mentais
  1.  FreeMind:  é possível construir mapas mentais interessantes. Construido na linguagem Java. Apesar de suas limitações é excelente ferramenta para iniciar na construção de mapas “neuronais” e mentais.
  2. MindMeister: ferramentas com mais recursos que o anterior e um visual mais atraente. É possível trabalhar colaborativamente nesta ferramenta.
  3. CMapTools: é gratuita também e muito usado por estudantes e professores universitários para criar e compartilhar mapas mentais e conceituais.
  4. Outras ferramentas: Thinkature; Mapul; DebateMapper; Mindomo dentre outros.
  • aprendizado visual baseado em figuras e diagramas:
  1. DrawAnywhere: Uma ferramenta capaz de desenhar flowcharts, diagramas de processos, diagramas de redes. É uma ferramenta de estilo colaborativa também. É possível fazer login e compartilhar seus diagramas e modificá-los de qualquer lugar a qualquer hora. Além disso é possível exportar os arquivos no formato jpg, png, dentre outros. É necessário ter no browser o Flash Player.
  2. eDraw Max: Esta ferramenta é versão Trial . É altamente abrangente para desenhos dos mais variados aspectos. Indicado para analistas de sistemas, analistas de redes, gerentes de projetos, administradores que necessitam projetar para sua vida pessoa e profissional os mais variados aspectos de diagramas. Com o eDraw é possível desenhar e projetar diagramas de altíssima qualidade profissional e até mesmo pessoal. É possível desenhar diagramas de auditoria, wordflow, mapas mentais, diagramas de causa e efeito, brainstorming, data flow, EPC, diagramas de processos, de listas, fluxogramas dos mais variados tipos; criar planilhas para gerenciamento de projetos, PERT, Gannt, Matrix, Linha do Tempo, ciclos de vida; diagramas UML do tipo Jacobson, Booch; diagramas de network como: redes estruturada, redes Cisco, LDAP, topologias; diagramas elétricos como: circuitos digitais, sistemas digitais; plantas de casa e apartamentos; mapas mentais; mapas geográficos; mapas de pessoas; mapas para área de química, mecânica, física, banco de dados e websites.
  • aprendizado visual baseado em videos e fotos:
  1. Youtube Colegio: é possivel compartilhar videos com outros estudantes que estão na universidade.
  2. Picasa: É possível ver, editar, e modificar fotos com grande facilidade.
  3. Scooch: é uma espécie de rede social e de publicações de excelente qualidade para compartilhamento de fotos e imagens.
  4. Jing Project: é uma ferramenta que torna possível uma gravação de suas atividades.

Existem outras ferramentas que detalharemos mais adiante.

Prof. Fabio Miranda
fabionmiranda.com.br

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*