Fórum educa?

7 de março de 2012

O aluno ao utilizar algumas atividades programadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, como por exemplo, um fórum de discussão de determinado tema, passa por todos os estágios da consolidação do conhecimento que são o sentir, o perceber, o compreender, o definir, o argumentar, o discutir e o transformar, pois só assim, esses estágios terão a possibilidade de interferir na realidade do sujeito em formação.

Ainda dentro do caráter comunicacional, outro recurso rico como espaço adequado para discussão e desenvolvimento da inteligência coletiva é o “fórum”. O fórum de discussão é um espaço criado para a realização de discussões sobre uma determinada temática. Assemelha-se a uma lista de discussão, com a diferença de que os usuários têm acesso a todas as mensagens postadas, separadas por temas, metaforizando a concepção de árvore do conhecimento construída por Michel Authier e Pierre Lèvy (1995).

Assim, os fóruns de discussão se constituem em uma área onde os participantes do curso podem realizar discussões assíncronas, ou seja, podem enviar mensagens a respeito de um determinado assunto, independente de outros usuários estarem conectados ao ambiente.

As mensagens são apresentadas em uma lista e conectadas ao tema principal de discussão, gerando assim um enlace de comentários e respostas que nos permite identificar as conexões existentes entre as mensagens postadas. A ferramenta de fórum de discussão pode ser utilizada sob diferentes perspectivas pedagógicas, a depender do seu contexto didático. Assim, destaca-se algumas possibilidades que pode-se experimentar para ampliar a interação entre professor, alunos, conteúdo e ambiente.

Segundo Alves, Barros e Okada (2009, p. 192), os fóruns:  devem ser mecanismos pautados pela liberdade de expressão. Isso faz
com que o aluno sinta-se à vontade em participar, entendendo que é um espaço de construção de conhecimento, onde ele pode perguntar, argumentar e até mesmo errar.

Fonte: Artigo: UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM – AVAS: A BUSCA POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Previous Post
«