Oscar Berg, um consultor americado, institulado de “evangelista do futuro” traz um interessante post sobre os aspectos que muitas vezes nós profissionais e educadores de um modo geral não atentamos.

Ressalta que a maioria das atividades de valor criativo dentro de uma instituição estão escondidas. No senso comum, quando pensa-se em colaboração é mais parecido com um iceberg – equipe que estão sendo coordenadas em suas ações para atingir um objetivo. Nós não vemos e as vezes não reconhecemos, o fato de que todas as atividades que permitam as equipes formarem e quais ajudam por meio deste percurso. Nós observamos as pessoas em uma equipe, como eles coordenando suas ações e os resultados de suas ações, mas raramente percebemos as outras coisas nas quais tem sido fundamental para nosso sucesso.Por exemplo: Nós não paramos para perceber como as equipes tem usado suas redes sociais para acessar conhecimentos, informações e habilidades que eles não tem em suas equipes, mas que de fato são instrumentos para seu sucesso.

Abaixo ele demonstra esta pirâmide que pode se transformar em um icerberg senão começarmos a perceber esta importância no ambiente de trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

As camadas que estão abaixo da superfície (Social collaboration) são as que geralmente não reconhecemos ou valorizamos. Abaixo da superfície é possível encontrar:

1. As diretas e indiretas contuibuições de pessoas de fora da equipe – os colaboradores externos, stakeholders;

2. Outros tipos de colaborações sociais mais amplas que normalmente não encontramos na estrutura de colaboração baseada em equipes.

3. O esforço para ganhar o espaço de trabalho que é necessário para construir decisões melhores.

Trazer os que estão abaixo da superfície onde eles podem ser reconhecidos e apoiados. Se as pessoas não puderem fazer estas coisas, até mesmo esforços colaborativos tradicionais vão sofrer. Se queremos melhorar a eficiência e a eficácia dos esforços colaborativos, então precisamos melhorar o apoio nesta camada.

Fonte: http://www.thecontenteconomy.com/2012/02/collaboration-pyramid.html

Prof. Fabio Miranda

fabioNmiranda.com.br

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*