Educação 2.0

22 de fevereiro de 2012

1 Introdução

Importantes mudanças estão acontecendo no modo de viver e trabalhar na atual sociedade. O momento contemporâneo tem sido chamado de “era da informação”, “sociedade baseada no conhecimento” devido a grande disseminação das TIC´s, tecnologias da informação e comunicação aumentando a demanda por novas abordagens educacionais e pedagogias que preparam pessoas para um aprendizado ao longo da vida (Fischer & Konomi, 2005). Na educação superior, é possível detectar diferentes pontos de vistas do que é de fato educação, principalmente quando a grande preocupação não deveria ser somente a aquisição do conhecimento, mas desenvolver nos alunos habilidades fundamentais para desenvolver responsabilidades sociais e ao mesmo tempo tecnológicas, com um contínuo aprendizado ao longo da vida inteira (Owen, Grant, Sayers & Facer, 2006).

De forma patente, observa-se uma grande expansão e proliferação de tecnologias centradas na criação de comunidades em que as pessoas podem se reunir para colaborar, cooperar, aprender, construir e reconstruir o conhecimento. No mundo digital em que todos estão inseridos, com alta conectividade, há uma grande necessidade de aumentar a visão da pedagogia a fim de promover nos alunos uma participação ativa, fazendo destes alunos co-produtores do conhecimento e não meros consumidores passivos de conteúdo maçantes e alguns casos desatualizados. Expoentes como Klamma et al., 2007, tem observado tendências emergentes na nova Web 2.0 quando ele diz: “conceitos e tecnologias estão abrindo portas para um aprendizado mais efetivo e tem o potencial para o desenvolvimento de competências life long (ao longo da vida)”.

O objetivo deste trabalho é identificar possibilidades das ferramentas sociais da Web 2.0 e fornecer exemplos de inovação pedagógica que podem conceder aos alunos suportes para um aprendizado mais autônomo, colaborativo e pertinente no contexto de uma sociedade em rede.

em breve mais informações deste artigo…

Prof. Fabio Miranda

fabioNmiranda.com.br

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*